Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2009

RECEITAS JUNINAS

. Arroz-doce ou arroz-de-leite -
Ingredientes: 01 xíc. de arroz lavado e escorrido / 01 lata de leite condensado / canela em pó / Preparo: Leve o arroz ao fogo numa panela grande com 2 litros de água. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe o arroz até ficar macio. Acrescente o leite condensado e mexa um pouco com colher de pau. Coloque em tijelas individuais e polvilhe com canela em pó.

. Cocada -
Ingredientes: 01 pacote de coco ralado / 800 grs de açúcar branco / 01 copo de leite / 01 colher (sopa) de manteiga / Preparo: Queime o coco com o açúcar até ficar amarelinho. Coloque em seguida a manteiga e o leite, mexendo sem parar até ver o fundo da panela. Retire do fogo e bata bem até engrossar mais. Despeje em mármore untado. Espere esfriar e corte em pedaços.

. Doce de abóbora -
Ingredientes: 01 kg de abóbora descascada / 03 xíc. de açúcar / 04 cravos da Índia / 01 canela em pau / Preparo: Corte a abóbora em cubos. Ponha na panela com o açúcar. Leve ao fogo baixo, junte a canela e os cravos e ferva até que os cubos fiquem macios. / OBS: Para fazer o doce cremoso, amasse a abóbora. Cozinhe em fogo baixo e mexa. Qdo começar a soltar do fundo da panela, junte 01 pacote de coco ralado. Cozinhe por mais 2 min.

. Doce de batata-doce -
Ingredientes: 01kg de batata-doce / açúcar / 01 vidro de leite de coco / Preparo: Cozinhe, descasque e passe as batatas pelo espremedor. Meça as xícaras de massa de batata para juntar a mesma quantidade de açúcar. Misture e leve ao fogo, mexendo até começar a largar da panela. Acrescente o leite de coco e mexa até o doce se desprender da panela. Deixe esfriar e ponha o doce em compoteira.

. Maçã do amor -
Ingredientes: 01 kg. de açúcar / 01 xíc. de água / 1 col.sopa de vinagre/anilina até ficar vermelho/ maçãs vermelhas espetadas em palitos de sorvete / Preparo: Numa panela despeje o açucar, a água, o vinagre e a anilina. Mexa bem. Limpe bem os arredores da panela com a mão molhada, leve ao fogo e deixe ferver sem mexer, até ficar em ponto de vidro (coloque com uma colher um pouquinho em um copo com água, se estalar está no ponto certo.)passe as maçãs na calda e deixe esfriar em uma forma untada com óleo. Deixe secar.

. Cuscuz doce -
Ingredientes: 800 ml de leite / 1/2 xíc. de leite de coco / 01 pitada de sal / 01 xíc. de açúcar / 1/2 xíc. de coco ralado / 250 g de tapioca / Preparo: Leve ao fogo uma panela com o leite, o leite de coco, o sal e o açúcar e cozinhe até ferver. Junte o coco e a tapioca. Cozinhe por mais 20 min. ou até levantar fervura. Retire do fogo. Despeje numa fôrma e cubra com papel alumínio. Leve à geladeira até a tapioca absorver todo o leite e ficar firme (cerca de 2 horas).

. Canjica ou munguzá -
Ingredientes: 500 g de canjica / 01 lata de leite condensado / 01 litro de leite / 06 colheres (sopa) de açúcar / 01 vidro de leite de coco / Preparo: Lave a canjica e deixe de molho, de véspera. No outro dia, cozinhe-a em panela de pressão por 30 min., coberta com ¾ de água. No final a água deve ter secado quase toda. Junte o leite, o acúcar, o leite condensado e o leite de coco. Ferva por cerca de 30 min. em fogo baixo e panela destampada.

. Curau -
Ingredientes: 06 espigas de milho verde / 01 litro de leite / 03 xíc. de açúcar / 01 pitada de sal / Preparo: Corte o milho rente ao sabugo e liqüidifique com o leite. Coe em peneira fina, pressionando com a colher. Coloque o líquido coado na panela, adicione o açúcar e o sal. Leve ao fogo, mexendo com colher de pau. Cozinhe até se desprender do fundo da panela. Coloque em uma travessa e polvilhe canela em pó por cima.

. Milho -
Escolha espigas com folhas verde bem vivo e cabelo marrom escuro. Qto mais amarela e seca a casca, mais duro é o milho. Ao comprar milho descascado, veja a parte de baixo da espiga. Se estiver macia, o milho é fresco, se estiver dura ou cortada, o milho é velho. Compre espigas com grãos até a parte de cima. Para ver a maciez dos grãos, aperte-os com as unhas, se soltar um pouco de líquido é sinal de milho bom.

. Pamonha -
Ingredientes: 12 espigas de milho macio, leite e açúcar / Preparo: Tire a palha das espigas, aproveite as melhores e faça com elas, saquinhos. Rale as espigas, junte um pouco de leite quente até formar uma massa grossa. Adoce. Coloque a massa nos sacos, amarre as bocas com barbante e cozinhe na água fervendo, até a palha amarelar e começar a flutuar (demora de 30 a 40 min.). Escorra e sirva fria no próprio saquinho.

. Pipoca - Ingredientes: 04 colheres (sopa) de óleo / 01 xíc. de milho para pipoca / sal / Preparo: Coloque o óleo na panela e leve ao fogo para aquecer. Acrescente o milho e tampe a panela. Assim que o milho começar a estourar balance a panela sobre a chama para que as pipocas não queimem. Não abra a tampa até notar que todo o milho estourou. Depois, coloque em tigela e salpique com sal.

. Amendoim doce -
Ingredientes: 500g de amendoim cru e com casca / 01 xíc. de água / 02 colheres (sopa) de chocolate em pó / 02 xíc. de açúcar / 01 colher (café) de fermento em pó / Preparo: Numa panela, coloque o amendoim, o açúcar, a água, o chocolate e o fermento. Misture e leve ao fogo médio. Mexendo sempre até secar. Depois coloque num tabuleiro e leve ao forno médio, por 15 min.

. Amendoim torrado - Espalhe o amendoim numa assadeira gde. Asse no forno pré aquecido por cerca de 15 min, até tostar. Esfregue o amendoim entre as mãos para retirar a pele.
. Paçoca - 02 xíc. de amendoim torrado sem casca e pele / 02 xíc. de açúcar / 01 xíc. de farinha de mandioca torrada / 01 pitada de sal // Coloque o amendoim no liquidificador. Bata até moer. Ponha numa tigela. Junte o açúcar, o sal, e a farinha. Misture bem.


. Pé-de-moleque - 03 xíc. de amendoim cru sem casca / 02 xíc. de açúcar / 02 colheres (chá) de bicarbonato de sódio / Preparo: Lave o amendoim, escorra e ponha numa panela com o açúcar. Misture e leve ao fogo. Mexa delicadamente. Qdo o açúcar começar a dourar, junte o bicarbonato. Retire do fogo e misture bem. Despeje em tabuleiro untado. Assim que começar a endurecer, corte em quadrados. Deixe esfriar antes de separá-los.

. Vinho quente - 01 litro de vinho tinto seco / 05 colheres (sopa) de açúcar / 06 cravos da Índia / 1 canela em pau / ½ litro d'água / 01 casca de laranja (deixe secar de um dia para outro) / 01 maçã descascada e picada // Ponha o vinho, a água, o açúcar, o cravo, a canela e a casca de laranja na panela. Leve ao fogo alto mexendo sempre. Ferva por 3 min. Coe, junte a maçã picada, misture. Sirva quente em canecas.

BRINCADEIRAS PARA FESTA JUNINA

. Cabo-de-guerra: Traça-se uma linha no chão, dividindo ao meio o local escolhido para o jogo. Os participantes, separados em dois times iguais, ficam em fila, cada grupo do seu lado, segurando uma corda de uns cinco metros de comprimento. A marca (bem visível) que mostra o meio da corda, deve ficar exatamente acima da linha traçada no chão. Dado o sinal, os participantes puxam a corda na direção do seu lado. Vence o grupo que conseguir fazer um participante do outro grupo pisar a linha traçada no chão.


. Carrinho de mão: Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos aos pares e formando duas fileiras, uma atrás da outra. Dado o primeiro sinal, o participante da dupla que está na fileira da frente, apóia as mãos no chão e estica as pernas para trás. Seu companheiro da fileira de trás, levanta suas pernas e segurando-as à altura do joelho, fica entre elas. Dado o segundo sinal, as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Quem cair volta à linha de largada. Vence a dupla que alcançar a linha de chegada primeiro.


. Corrida do ovo na colher: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.
. Corrida do milho: Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares - um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.


. Corrida de ré: Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Os participantes colocam-se na primeira linha, de costas para a outra linha, onde estão colocados objetos iguais, um para cada um deles. Dado o sinal, eles partem andando de costas, sem correr ou segurar a pessoa ao lado. Chegando na linha, viram de frente, apanham o objeto (pode ser um papel) e retornam de costas. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.


. Corrida do anão: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada participante deve caminhar acocorado, fazendo-se o menor possível. Quem cair sentado no chão ou ajoelhado, volta para o local de partida. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.
. Corrida do Saci (com um pé só): Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.


. Corrida dos Sacis em fila (com um pé só): Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais. Em fila, os participantes seguram firme nas costas de quem está na sua frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois, devem retornar, pulando com o pé direito. Se a fila se romper, o grupo volta à linha de largada. Vence o grupo que alcançar a linha de chegada primeiro. Nota: Pode-se fazer mais de duas filas com os participantes. Por exemplo - três filas com três participantes cada.


. Corrida do saco: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura. Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada. Nota: Para substituir o saco de pano pelo de plástico (grosso) de lixo, que é mais escorregadio, é preciso testar o local da corrida com antecedência.


. Corrida do sapo (com os dois pés ao mesmo tempo): Marca-se um local de partida e outro de chegada. Todos os participantes recebem um barbante do mesmo tamanho. Cada um amarra o seu barbante nos próprios tornozelos. Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos ou andando depressa até a chegada. Vence quem chegar primeiro. Nota: Antes de começar, é preciso deixar claro se é permitido - só pular, só andar ou as duas formas são válidas.


. Corrida dos sapos em fila (com os dois pés ao mesmo tempo): Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais. Em fila, os participantes seguram firme na cintura de quem está na sua frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando. Se a fila se romper, o grupo volta à linha de largada. Vence o grupo que alcançar a linha de chegada primeiro. Nota: Pode-se fazer mais de duas filas com os participantes. Por exemplo - três filas com três participantes cada.. Corrida dos três pés (em dupla): Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes são reunidos em duplas. Com uma fita ou tira de pano, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo esquerdo de seu par. Para manter o equilíbrio, vale abraçar o companheiro pela cintura. Dado o sinal, as duplas participantes devem andar depressa até a chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.

  • Fontes: Arquivo pessoal / Os meus brinquedos, Alberto Figueiredo Pimentel, Livraria Quaresma, RJ,1959 /
    O Livro dos Nossos Filhos, Ed. Alfa, 1959 / Jogos para recreação infantil, Ethel Bauzer Medeiros, 1961.

ALGUMAS ATIVIDADES




BONECOS ARTICULADOS




Desenhos juninos
















máscara para festa junina