Páginas

Magia Gifs - O melhor site de GIFs!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Meios de Transportes


Você já imaginou uma bicicleta sem rodas?
É isso mesmo, por mais que os meios de transporte evoluam, estamos sempre utilizando a "roda" para nos levar onde queremos. Desde o carro de boi até o mais moderno avião, a roda sempre está presente nos meios de transporte, transformando a vida em movimento.
Muitos estudiosos afirmam que a roda foi a maior invenção da humanidade. Acredita-se que roda foi inventada há mais ou menos 6 mil anos, na Ásia, mais precisamente, na Mesopotâmia. Ela era de madeira maciça e foi evoluindo com o tempo. A invenção da roda mudou o mundo.
De diferentes cores, tamanhos, velocidade e materiais, a roda nos leva a diversos lugares diferentes como a casa da vovó, o parquinho, a praia, a fazenda, a montanha, o clube, a escola e até para outros países. A roda nos permitiu ir muito longe.
Vamos aprender um pouco mais sobre os meios de transporte e ver onde a roda está presente em cada um deles?

Você sabe quem é o "pai da aviação"?
Olá amiguinho, o pai da aviação é o inventor nascido em Minas Gerais chamado Alberto Santos Dumont. Desde criança ele observava os passarinhos para tentar entender como eles voavam.
A maior dúvida de Santos Dumont era: "Como os pássaros conseguem voar, se eles são mais pesados que o ar?". Seu pai notou o interesse de Santos Dumont pela aviação e o encaminhou para estudar na França.
Após muitos vôos em aparelhos mais leves que o ar, como o balão, pelo céu de Paris. Em 1906, ele tenta um fato inédito: voar com um aparelho mais pesado que o ar!
E ele conseguiu! Na França, uma mutidão de curiosos vê seu primeiro avião, o 14-BIS, voar a mais de dois metros do solo, ao longo de sessenta metros. É a consagração definitiva. O mundo todo noticia esse fato.
Santos Dumont também inventou o relógio de pulso - uma forma que ele encontrou para controlar melhor o tempo de vôo.
Nesta época em que Santos Dumont estudava uma maneira de voar, também foram inventados a lâmpada e o gravador de som, por Thomas Edison, nos Estados Unidos. Em Paris, os pioneiros da fotografia dão seus passos iniciais e os Irmãos Lumière apresentam os primeiros filmes de cinema que se conhece. Foi uma época marcada por novidades científicas!

Você sabe o que é uma "Maria Fumaça"?

A "Maria Fumaça" é um antigo trem movido a vapor. Hoje em dia, existem muitos passeios culturais e divertidos a bordo de uma "Maria Fumaça". É diversão garantida!
A "Maria Fumaça" era há muito tempo atrás utilizada como meio de transporte dos mais variados tipos de carga. Para saber um pouco mais sobre ela, vamos aprender um pouco sobre a história das ferrovias. Vamos lá?
No século XIX, com a Revolução Industrial, surgiram muitas fábricas, que produziam muitas mercadorias, e não tinham como transportá-las.
Então, em 1814, na Inglaterra, o inglês George Stephenson apresentou a primeira locomotiva, com oito vagões com 30 toneladas, dando início à era das ferrovias.
A praticidade e eficiência no transporte das ferrovias conquistou o mundo. Entre 1850 e 1860, o melhor negócio nos Estados Unidos era o de construir e explorar estradas de ferro.
No Brasil, a primeira ferrovia foi inaugurada por Dom Pedro II, em 1854, no dia 30 de Abril. A Estrada de Ferro Mauá ligava a Baía de Guanabara à Serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O responsável pela construção foi Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
As estradas de ferro estenderam seus trilhos através de montanhas, rios, lagos, desertos, vencendo os obstáculos naturais. Muitos túneis foram escavados.
Em 1952, o trem deixou de ser movido a vapor e passou a ser tracionado por diesel, invenção de engenheiro francês Rudolf Diesel.
A modernização continuou e em 1863, em Londres, surgiu o primeiro metrô. Hoje trens rápidos movidos a eletricidade ou a diesel alcançam grandes velocidades. A evolução não pára nunca. Será que em breve teremos um trem voador? Já pensou!
 

Meios de Transportes