Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2009

RECEITAS JUNINAS

. Arroz-doce ou arroz-de-leite -
Ingredientes: 01 xíc. de arroz lavado e escorrido / 01 lata de leite condensado / canela em pó / Preparo: Leve o arroz ao fogo numa panela grande com 2 litros de água. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe o arroz até ficar macio. Acrescente o leite condensado e mexa um pouco com colher de pau. Coloque em tijelas individuais e polvilhe com canela em pó.

. Cocada -
Ingredientes: 01 pacote de coco ralado / 800 grs de açúcar branco / 01 copo de leite / 01 colher (sopa) de manteiga / Preparo: Queime o coco com o açúcar até ficar amarelinho. Coloque em seguida a manteiga e o leite, mexendo sem parar até ver o fundo da panela. Retire do fogo e bata bem até engrossar mais. Despeje em mármore untado. Espere esfriar e corte em pedaços.

. Doce de abóbora -
Ingredientes: 01 kg de abóbora descascada / 03 xíc. de açúcar / 04 cravos da Índia / 01 canela em pau / Preparo: Corte a abóbora em cubos. Ponha na panela com o açúcar. Leve ao fogo baixo, junte a canela e os cravos e ferva até que os cubos fiquem macios. / OBS: Para fazer o doce cremoso, amasse a abóbora. Cozinhe em fogo baixo e mexa. Qdo começar a soltar do fundo da panela, junte 01 pacote de coco ralado. Cozinhe por mais 2 min.

. Doce de batata-doce -
Ingredientes: 01kg de batata-doce / açúcar / 01 vidro de leite de coco / Preparo: Cozinhe, descasque e passe as batatas pelo espremedor. Meça as xícaras de massa de batata para juntar a mesma quantidade de açúcar. Misture e leve ao fogo, mexendo até começar a largar da panela. Acrescente o leite de coco e mexa até o doce se desprender da panela. Deixe esfriar e ponha o doce em compoteira.

. Maçã do amor -
Ingredientes: 01 kg. de açúcar / 01 xíc. de água / 1 col.sopa de vinagre/anilina até ficar vermelho/ maçãs vermelhas espetadas em palitos de sorvete / Preparo: Numa panela despeje o açucar, a água, o vinagre e a anilina. Mexa bem. Limpe bem os arredores da panela com a mão molhada, leve ao fogo e deixe ferver sem mexer, até ficar em ponto de vidro (coloque com uma colher um pouquinho em um copo com água, se estalar está no ponto certo.)passe as maçãs na calda e deixe esfriar em uma forma untada com óleo. Deixe secar.

. Cuscuz doce -
Ingredientes: 800 ml de leite / 1/2 xíc. de leite de coco / 01 pitada de sal / 01 xíc. de açúcar / 1/2 xíc. de coco ralado / 250 g de tapioca / Preparo: Leve ao fogo uma panela com o leite, o leite de coco, o sal e o açúcar e cozinhe até ferver. Junte o coco e a tapioca. Cozinhe por mais 20 min. ou até levantar fervura. Retire do fogo. Despeje numa fôrma e cubra com papel alumínio. Leve à geladeira até a tapioca absorver todo o leite e ficar firme (cerca de 2 horas).

. Canjica ou munguzá -
Ingredientes: 500 g de canjica / 01 lata de leite condensado / 01 litro de leite / 06 colheres (sopa) de açúcar / 01 vidro de leite de coco / Preparo: Lave a canjica e deixe de molho, de véspera. No outro dia, cozinhe-a em panela de pressão por 30 min., coberta com ¾ de água. No final a água deve ter secado quase toda. Junte o leite, o acúcar, o leite condensado e o leite de coco. Ferva por cerca de 30 min. em fogo baixo e panela destampada.

. Curau -
Ingredientes: 06 espigas de milho verde / 01 litro de leite / 03 xíc. de açúcar / 01 pitada de sal / Preparo: Corte o milho rente ao sabugo e liqüidifique com o leite. Coe em peneira fina, pressionando com a colher. Coloque o líquido coado na panela, adicione o açúcar e o sal. Leve ao fogo, mexendo com colher de pau. Cozinhe até se desprender do fundo da panela. Coloque em uma travessa e polvilhe canela em pó por cima.

. Milho -
Escolha espigas com folhas verde bem vivo e cabelo marrom escuro. Qto mais amarela e seca a casca, mais duro é o milho. Ao comprar milho descascado, veja a parte de baixo da espiga. Se estiver macia, o milho é fresco, se estiver dura ou cortada, o milho é velho. Compre espigas com grãos até a parte de cima. Para ver a maciez dos grãos, aperte-os com as unhas, se soltar um pouco de líquido é sinal de milho bom.

. Pamonha -
Ingredientes: 12 espigas de milho macio, leite e açúcar / Preparo: Tire a palha das espigas, aproveite as melhores e faça com elas, saquinhos. Rale as espigas, junte um pouco de leite quente até formar uma massa grossa. Adoce. Coloque a massa nos sacos, amarre as bocas com barbante e cozinhe na água fervendo, até a palha amarelar e começar a flutuar (demora de 30 a 40 min.). Escorra e sirva fria no próprio saquinho.

. Pipoca - Ingredientes: 04 colheres (sopa) de óleo / 01 xíc. de milho para pipoca / sal / Preparo: Coloque o óleo na panela e leve ao fogo para aquecer. Acrescente o milho e tampe a panela. Assim que o milho começar a estourar balance a panela sobre a chama para que as pipocas não queimem. Não abra a tampa até notar que todo o milho estourou. Depois, coloque em tigela e salpique com sal.

. Amendoim doce -
Ingredientes: 500g de amendoim cru e com casca / 01 xíc. de água / 02 colheres (sopa) de chocolate em pó / 02 xíc. de açúcar / 01 colher (café) de fermento em pó / Preparo: Numa panela, coloque o amendoim, o açúcar, a água, o chocolate e o fermento. Misture e leve ao fogo médio. Mexendo sempre até secar. Depois coloque num tabuleiro e leve ao forno médio, por 15 min.

. Amendoim torrado - Espalhe o amendoim numa assadeira gde. Asse no forno pré aquecido por cerca de 15 min, até tostar. Esfregue o amendoim entre as mãos para retirar a pele.
. Paçoca - 02 xíc. de amendoim torrado sem casca e pele / 02 xíc. de açúcar / 01 xíc. de farinha de mandioca torrada / 01 pitada de sal // Coloque o amendoim no liquidificador. Bata até moer. Ponha numa tigela. Junte o açúcar, o sal, e a farinha. Misture bem.


. Pé-de-moleque - 03 xíc. de amendoim cru sem casca / 02 xíc. de açúcar / 02 colheres (chá) de bicarbonato de sódio / Preparo: Lave o amendoim, escorra e ponha numa panela com o açúcar. Misture e leve ao fogo. Mexa delicadamente. Qdo o açúcar começar a dourar, junte o bicarbonato. Retire do fogo e misture bem. Despeje em tabuleiro untado. Assim que começar a endurecer, corte em quadrados. Deixe esfriar antes de separá-los.

. Vinho quente - 01 litro de vinho tinto seco / 05 colheres (sopa) de açúcar / 06 cravos da Índia / 1 canela em pau / ½ litro d'água / 01 casca de laranja (deixe secar de um dia para outro) / 01 maçã descascada e picada // Ponha o vinho, a água, o açúcar, o cravo, a canela e a casca de laranja na panela. Leve ao fogo alto mexendo sempre. Ferva por 3 min. Coe, junte a maçã picada, misture. Sirva quente em canecas.

Nenhum comentário: