Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Projeto "Os segredos da Àgua"


PROJETO ÁGUA

I – JUSTIFICATIVA:
A água é um importante componente do planeta Terra e o ambiente natural de desenvolvimento de todos os organismos vivos , é um recurso cada vez mais ameaçado. Todos os seres vivos animais e vegetais dependem dela para  sobreviver. Além de ser fonte de vida, a água é um importante elo na cadeia produtiva, sendo imprescindível para melhoria das condições de vida e  bem estar da humanidade. Dada sua grande importância, a água é um assunto para ser apresentado e discutido em todos os seguimentos da sociedade, principalmente na sala de aula. É indispensável conhecer melhor e refletir sobre os cuidados com a preservação e o uso racional da água principalmente considerando sua baixa disponibilidade em condições de uso pela humanidade. É evidente que a água atrai os alunos de todas as faixas etárias por isso imprescindível o trabalho desse tema na Educação Infantil.
II – OBJETIVO:
Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações.
Conhecer diferentes tipos de seres que vivem na água. Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
Reconhecer a importância da água para a vida de todos os seres do planeta.
III - OBJETIVO ESPECÍFICO:
*Saber sobre a necessidade de se economizar água.
*
Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
*
Compreender o ciclo da água.
*
Conhecer as causas da poluição da água.
*
Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
*
Identificar o percurso da água do rio até as casas.
*
Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)


ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO

 Linguagem oral e escrita:
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
Produção coletiva de pequenos textos.
Escrita espontânea.
Cruzadinhas, caça-palavras.
Atividades com alfabeto móvel.
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
Confecção de um livro formato de gota.
Linguagem Matemática:
Estatística (quantos alunos já foram à praia)
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
 Situações-problema envolvendo a água.
Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Modelagem
Técnicas de pintura
 Ciências
Observação do ciclo da água.
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
Música e Movimento
Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema
Cd Xuxa, Guilherme Arantes
Relaxamento com barulho de águas caindo e cachoeira


Estratégias
Atividades:
-Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores.
Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?
-Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a água?
Obs.: usar potes com furos, como vasos, e observar a reação da criança até que ela descubra o que fazer.
-Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água.
Que perguntas podem ajudar?
- O que aconteceu com a água?
- Para onde foi a água?
- O que se transformou? (gosto, estado, etc.)
- O que se deu com a água?
- O pó virou água?


Procedimentos Metodológicos (AÇÕES)
Conversas dirigidas sobre desperdício, observação da caixa d’água e do hidrômetro.
Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer.
Avaliação
Exposição de trabalhos.
Observações diárias dos avanços de cada aluno.
Diagnóstico

projeto Água

As viagens da gotinha PLIM!


Por Aline Veroneze e Louise Veroneze
Plim mora numa nuvem.  
Vez ou outra sua casa fica muito cheia!
Ela resolve ir passear.

Dessa vez, Plim caiu em um lugar esquisito, cheio de canos, foi  parar no filtro da casa de uma menininha.
 

Do filtro para o copo. A menina bebeu e PLIM, gotinha do céu, virou XIXI!
Ainda xixi, ouviu um barulhão, levou uma sacudida e voltou para os canos.
 
Como andava fazendo muito calor, acabou evaporando e voltando para casa.
Mas PLIM gostava de aventuras. Resolveu descer mais uma vez e tentar uma viagem mais interessante.

Dessa vez PLIM caiu num lindo jardim, cheio de flores, muito perfumado. Caiu sobre uma pétala. Era orvalho. Desceu devagarzinho pelo caule, lavou as folhas, entrou pela terra. Escorreu pelo solo, em um fiozinho de água chamado lençol d’agua. Essa água brotou na terra como nascente de um pequeno rio.
Depois dessa viagem relaxante, subiu mais leve para o azul do céu.




Esse negócio de virar fumacinha, vapor e subir bem devagarzinho, dançando com o vento, até encontrar suas amigas na nuvem era muito bom. Só que não resistia e sempre descia de novo.
 
 
Uma vez a Plim caiu no mar. Bem no meio do oceano. Com tanta gota junta, indo de um lado para outro por causa da força do vento, PLIM  achou que nunca mais voltaria ao céu.
_ Como eu vou evaporar no meio de tanta água? Pensou.
 
O verão chegou e o sol começou a esquentar, esquentar, esquentar. A gotinha que já estava acostumada à companhia dos surfistas, das crianças brincando, dos peixinhos, começou a ficar mais leve. Já sabia: hora de voltar para casa.
PLIM resolveu ficar mais em casa parar brincar. As nuvens são quentes em baixo e frias em cima.

  

PLIM começou a subir e descer, subir e descer e foi ficando gelada, gelada até virar uma pedrinha de gelo.
Aí, pesada como neve, caiu de volta para terra. Virou boneco de neve, sorriu com as crianças. Derreteu, voltou para o céu.
Bom, as viagens dela continuam. Se prestar atenção PLIM pode estar pertinho de você agora. A Terra tem muitas gotinhas que, iguais a PLIM, amam passear por aí... 


 

Atividades para tabalhar a Água