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Magia Gifs - O melhor site de GIFs!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sites importantes:

 (Recebi do grupo que participo e achei interessante compartilhar...)
 

Leitura e Aprendizagem


Dislexia

· Portal da Dislexia - http://www.dislexia -pt.com/sinais_ alerta.htm
· Dislexia: Perceber o que os meus olhos vêem -
http://alunos. por.ulusiada. pt/21656106/
· Artigos e informações sobre Dislexia -
http://www.dyslexia -teacher. com/


Autismo


· Recursos para o autismo - http://www.sensite. co.uk/approach/ theme_4.html
· Actividades para autistas -
http://actividadesa utistas.blogspot .com/
· Partilha de experiências e trabalhos -
http://partilharomb roamigo.blogspot .com/
· PECS (Picture Exchange Communication System) -
http://www.pecs. org.uk/
· PECS (Picture Exchange Communication System) -
http://www.autistas .org/pecs. htm
· Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger -http://www.apsa. org.pt/bin/ PresentationLaye r/home_00. aspx

· Federação Portuguesa de Autismo - http://www.appda- lisboa.org. pt/federacao/
· Banco de imagens gratuitas - http://www.picto. qc.ca/
· Imagens para colorir -
http://www.coloring .com/pictures/ choose.cdc
· Recursos educativos 1.º ciclo -
http://www.cantinho dateresa. net/corpo. htm
· Actividades 1.º ciclo e pré-escolar -
http://www.catraios .pt/
· Rua Sésamo -
http://www.sesamewo rkshop.org/
· Passatempos, jogos educativos, colorir e multimédia -
http://www.smartkid s.com.br/
· Actividades pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo -
http://www.junior. te.pt/
· Recursos -
http://www.akidshea rt.com/
· Actividades e recursos para crianças do 2-6 anos -
http://www.first- school.ws/
· Cooperativa de Educação e Reabilitação de crianças inadaptadas de Fafe -
http://www.cercifaf .pt/
· Aplicações interactivas para o 1.º ciclo e a Educação Especial -
·
http://www.cercifaf .org.pt/mosaico. edu/

Diversos

· Entre Amigos - Rede de Informações sobre Deficiência - http://www.entreami gos.com.br/
· Programas educativos interactivos -
http://misprogramas educativos. blogspot. com/
· Estimulação sensorial e criativa -
http://www.boohbah. tv/
· Actividades pedagógicas para E.E. pré-escolar -
http://www.malhatla ntica.pt/ apoio_pre_ escolar/activida des.htm
· Conteúdos pedagógicos abordados através de animações, jogos, sons e imagens -
http://www.estarcon sigo.com/ animacoes. htm
· Noddy -
http://www.noddy. com/funtime/ index_pt. html
· Puzzles, jogos e diversas actividades -
http://www.poissonr ouge.com/
· Ruca -
http://ww1.rtp. pt/wportal/ sites/tv/ ruca/index. php
· Teletubbies -
http://www.bbc. co.uk/cbeebies/ teletubbies/
· Recursos sobre Ciências da Natureza -
http://www.cientic. com/portal/
· Eu Sei! - Centro de Competência TIC da ESE de Santarém -
http://nonio. eses.pt/eusei/
· No Mundo das Fábulas -
http://nonio. eses.pt/fabulas/
· Actividades 1.º ciclo - Univ. Évora -
http://www.minerva. uevora.pt/ web1/
· TIC Ciênci@ - Univ. É vora -
http://www.minerva. uevora.pt/ ticiencia/ index.htm
· Aventuras na Web - 1.º ciclo -
http://www.minerva. uevora.pt/ pre1ciclo/ webquests. htm
· Netescrit@ -
http://www.nonio. uminho.pt/ netescrita/ princ1.html
· Molecularium - Simulações em Química-Física -
http://www.molecula rium.net/
· Softciências - Jogos sobre a Tabela Periódica -
http://nautilus. fis.uc.pt/ cec/jogostp/
· Softciências - Camada de Ozono -
http://nautilus. fis.uc.pt/ cec/ozono/
· Softciências - Caça ao Tesouro -
http://nautilus. fis.uc.pt/ cec/ct/
· Jogo das Coisas - Centro de Física Computacional -
http://www.jogodasc oisas.net/
· Cadernos Net - Actividades/ Webquests - 1º, 2º, 3º ciclos, Secundário e Técnico - Proformar -
http://cadernosnet. proformar. org/intro. swf

Institucionais

· Ministério da Educação - http://www.min- edu.pt/

SUGESTÕES DE JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS




1- Trilha
Objetivo: Vai depender do desafio estipulado
Material necessário: 1 folha de papel cartão ou EVA ou A3, para servir de tabuleiro, papéis coloridos
para fazer as casas da trilha, cartões que corresponderão aos desafios.
Jeito de Fazer e de jogar: Ao confeccionar a trilha, apenas numerar as casas e estipular cores, pois essa
mesma trilha irá servir pra vários desafios. Ex. de desafios: completar uma palavra ou frase, cálculos,
formar frase, perguntas sobre assuntos trabalhados, leitura de palavras, figuras pra escreveram o nome
delas na lousa.......

2- Jogo da Memória Relacionando palavra X figura. (2 a 4 jogadores)
Objetivo: Construir e jogar o jogo juntamente com a criança para melhor fixação das palavras.
Material necessário: quadrado de cartolina, revistas contendo variados tipos de figuras, cola, tesoura,
canetinhas, papel rascunho, lápis e borracha, computador e impressora.
Jeito de Fazer e de jogar: Pede-se à criança que escolha uma figura da revista, recortar e colar num dos
quadrados. Escrever o nome da figura a lápis, numa folha rascunho, depois escrever em outro pedaço de
cartolina com a canetinha, para reforçar ainda mais, escrever no computador a mesma palavra. Repetir
este procedimento tantas forem as figuras escolhidas para o jogo.
No final imprimem-se as palavras digitadas e deixa a criança levar para casa.

3- Massa de Modelar (individual)
Objetivo: Construir letras e formar palavras fazendo relação tátil cinestésica.
Material necessário: massa de modelar, lápis, borracha, papel.
Receita da massa de modelar: 1 xíc. trigo, 1 xíc. de água fervendo,
1 colher de sopa de sal, 2 colheres de sopa de vinagre, ½ xícara de
creme pra mãos. Misturar tudo e ir acrescentando trigo até dar o ponto.
Para a massinha ficar colorida, usar anilina ou Ki suco.
Jeito de Fazer e de jogar: Escrever uma palavra usando a massa de modelar.
Essa palavra pode ser sobre um assunto trabalhado, partir de uma figura, enfim, cada professor escolhe a
melhor maneira. Pedir que passe o dedo indicador sobre as letras feitas com a massa (de olhos abertos)
após, pede-se que feche os olhos e novamente passe o dedo sobre as letras. Quando concluído pede-se
para escrever numa folha a palavra tateada.
Variação: Com Areia
Objetivos: Discriminação tátil, perceptiva das letras escrita, leitura
Material Necessário: Areia colorida, caderno para registro.
Jeito de Fazer e de jogar : Deixar as crianças escreverem em cartões, as letras do alfabeto, passar cola e
despejar areia por cima (cada criança deverá ter um alfabeto completo em um saquinho). Após as letras
estarem secas, pedir que sorteiem uma letra do saquinho, passem o dedo indicador sobre ela com os olhos
abertos e depois com os olhos fechados. Depois desses 2 movimentos, pedir que registrem a letra no
caderno.

4 e 5- Basquete e Campo de Futebol (2 a 4 jogadores)
Objetivo: desenvolver a atenção, concentração, controle respiratório, trabalhar a área
pneumofonoarticulatória.
Material necessário: cartolina, copinho de café, algodão, canudo fino/grosso.
Jeito de Fazer e de Jogar: As crianças recebem os materiais e lhes é solicitado que criem um campo de
basquete e um campo de futebol. A bola é feita com chumaço de algodão. Com o canudo, ora fino, ora
grosso, colocar, através de sucção (no basquete) e assoprando (futebol), a bola deve ser colocada dentro
do copinho de café, que deverá ser aberto embaixo. No futebol deve ser levada ao gol, assoprando. O
copinho de café deve ser colado mais alto, tipo cesta de basquete mesmo, usando uma cartolina mais
grossa para fazer o “poste” e colar o copinho nele. O gol pode ser feito com o material que achar mais
prático.

6- Pescaria (2 a 4 jogadores)
Objetivos: Desenvolver a atenção, concentração, coordenação motora, linguagem oral e escrita e o
cálculo mental.
Material Necessário: Peixinhos em EVA, vara de pesca com imã na frente.
Jeito de Fazer e de jogar: Confeccionar vários peixinhos, Escrever ou colar palavras, figuras, cálculos
e frases atrás desses peixes. Em cima dos peixes, colar um imã. Colocar na ponta da vara de pescar um
imã. Os peixes são espalhadas no chão. Uma criança de cada vez, pesca um desses peixes e faz o que se
pede atrás das fichas. Nos peixes que contém palavras, deve apenas lê-la. Nos peixes que contém uma
figura, deve escrever o nome da mesma no quadro. Nos peixes que contém frases, também deve lê-la. E
nos peixes que contém os cálculos, deve resolvê-lo mentalmente. A pescaria termina quando todas os
peixes forem pescados.
Outras possibilidades: Podem-se colar perguntas sobre diversos assuntos estudados ou de conhecimentos
gerais, dependendo do nível da turma.

7- Brincando e Aprendendo Ortografia (com a turma toda)
Objetivos: Desenvolver a atenção e a concentração, desenvolver a linguagem oral e escrita, acertar e
memorizar a grafia correta das palavras
Material Necessário: Papel cartão, EVA ou restos de papéis coloridos, tesoura, cola, dois marcadores,
letras impressas (R,RR,S,SS,Z,Ç,SC,X,CH,G,J), aproximadamente 60 palavras impressas contendo as
letras acima discriminadas.
Jeito de Fazer e de jogar: Confeccionar um tabuleiro (30x10 cm) com o papel cartão. Com o eva ou
papel colorido, fazer uma trilha. Confeccionar outro tabuleiro (21x10 cm), dividir esse tabuleiro em 11
partes. Em cada parte colar ou escrever as letras impressas. Confeccionar + ou -60 fichas (7x5 cm)
também em papel cartão. Escrever palavras que contenham as letras impressas.
Cada participante receberá um tabuleiro com a trilha e um tabuleiro contendo as letras impressas e dois
marcadores. O leitor (aqui sendo o professor) embaralha as fichas e as coloca virada com a face para
baixo. O leitor pega a primeira ficha e lê em voz alta para os demais participantes. Assim que o leitor
disser a palavra, os demais jogadores deverão colocar o marcador na letra que corresponde à grafia correta
da palavra. Assim que todos derem o seu palpite, é hora de conferir a resposta. O leitor então diz aos
jogadores a grafia correta. Quem marcou a alternativa correta, avança uma casa no outro tabuleiro, quem
marcou a alternativa errada, deve voltar uma casa. O jogo prossegue até alguém andar todas as casas do
tabuleiro. O papel de leitor pode ser alternado entre os jogadores. A palavra lida pode ser escrita numa
folha, após ser conferida a sua grafia. Após o jogo pode ser feito um ditado com as palavras lidas.

08- Formando frases com as letras sorteadas (todos da sala)
Objetivos: Desenvolver a criatividade, formar frases.
Material Necessário: Um saco contendo as letras do alfabeto repetidas várias vezes, folha, lápis,
borracha.
Jeito de Fazer e de jogar: Cada criança retira 4 letras do saco e deve formar uma frase onde cada palavra
da frase inicie com as letras sorteadas. EX: P R T E = Paulo recebeu tarefa extra

09- Jogo dos 7 erros (duplas)
Objetivos: Observar, compreender e assimilar a escrita correta das palavras.
Material Necessário: Uma folha contendo várias palavras, dentre essas palavras, 7 deverão ter algum
erro.
Jeito de Fazer e de jogar: A dupla trabalha em conjunto, descobrir qual palavra contém o erro, circular a
palavra e depois escrevê-la corretamente ao lado ou embaixo. EX: caza – tempo – chacaré – exemplo –
jelatina, pato – gato...

10- Construção de palavras com o alfabeto móvel (individual)
Objetivo: Construir palavras utilizando o alfabeto móvel.
Material necessário: tiras de cartolina, diversas figuras, um alfabeto móvel e computador +
impressora se tiver.
Jeito de Fazer e de jogar: Em cada tira de cartolina colar uma figura, fazer traços com o respectivo
número de letras a ser usado para a construção da palavra com o alfabeto móvel. Após montar a palavra
com o alfabeto móvel, a criança irá escrever a mesma palavra no computador, reforçando, portanto, o
registro da palavra. No final imprimem-se as palavras digitadas e deixa a criança levar para casa.

Jogos



QUEBRA CABEÇA, JOGO DA MEMÓRIA.