Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O que há por traz da brincadeira?

Você concorda que o brincar permite que seu filho se movimente mais e assim desenvolva seu corpo? Pois vamos pensar nele com os amigos brincando no parque. Ao mesmo tempo em que pensa em como solucionar o desafio daquela brincadeira, entende a sensação que a terra e a grama têm em suas mãos e no seu corpo e usa a linguagem para se comunicar sobre isso com os colegas. Olhe só, em uma única brincadeira já falamos em três coisas que fazem parte do desenvolvimento infantil: percepção, linguagem e corporeidade.

A escola é um espaço em que a criança passa uma boa parte de seu dia, e por isso deve ser o primeiro lugar a levar em conta a criança por inteiro. O desenvolvimento intelectual deve ser trabalhado, mas ele é tão importante quanto a expressão corporal, as múltiplas linguagens e a socialização.

E por que a escola? A Escola é um dos espaços mais adequados para essas explorações, pois é nela que as crianças encontram outras crianças e podem criar jogos corporais, lúdicos. É na escola que elas podem se reconhecer nos gestos do outro, ampliar seu repertório de movimentos, enfim, potencializar seu desenvolvimento.

Quando ressaltamos a importância das brincadeiras nos espaços escolares, estamos ressaltando o desenvolvimento de nossas crianças de forma genuína e significativa. A escola precisa incentivar suas crianças a brincar, e seus professores a estudar os benefícios das brincadeiras.

(fonte : omo.com.br)

Nenhum comentário: