Páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Literatura e Educação Infantil


A leitura produz sensações estéticas (prazer). Realizando simbolicamente o que leu,
o indivíduo libera seu mundo interior,organiza-se internamente, buscando conhecer-se e
vencer dificuldades.

Para ser criativo é preciso ter liberdade e saber usá-la. Cabe a nós, educadores,
encorajarmos o nosso aluno a se expressar, abrindo um espaço interior para o
estabelecimento de vínculos afetivos.

Assim, antes de propormos a leitura de um poema, por exemplo, é preciso fazer
uma leitura de nós mesmos e do mundo. Sabemos que este processo de autoconhecimento e
do conhecimento dos nossos alunos, não é um exercício fácil, pois exige uma nova atitude
de vida.

O contato com a arte literária oral, poesia, música, adereço, dramatização são
fundamentais para o estímulo à imaginação bem como para o despertar o gosto pela
literatura infantil, por isso a poesia e as histórias podem tornar-se significativas para as crianças.

Nenhum comentário: